Os órgãos linfóides primários são os responsáveis pela formação das células de defesa do nosso corpo por isso também são chamados de órgãos produtores. Eles são os conhecidos: Timo e Medula Óssea.
Um fato bem interessante sobre a Medula Óssea é que quando ela é lesada ou a demanda de produção dessas células aumenta, o baço e o fígado entram como sócios para suprir essas necessidades. É gente! Interessante, né?!
Mas vamos lá. O Timo, tão pouco conhecido, tem um papel imprescindível, afinal, ele é o responsável pela produção dos chefes do sistema imunológico, os linfócitos T.
Eles são “os caras”, são eles que mandam as tropas atacar, recolher, ou seja, são os manda-chuvas do Sistema imunológico. Pois é, para um cargo tão importante, não é qualquer um que pode se eleger afinal, a aceitação para esse cargo é um dos mais difíceis e mais concorridos do mundo, é a corrida para a presidência dos Estados Unidos (kkk).
Por isso lá no Timo, onde eles são produzidos, existe uma “máquina de teste”, que a todo momento avalia a capacidade e a honra do linfócito T, qualquer descuido... você é descartado! Não é brincadeira gente, a essa máquina damos o nome de Corpúsculo de Hassall. Eles são como os mestres dos monges, aqueles que lhes dão ética e moral, lhe ensinam como agir (hihihi).
Só para reforçar, o percentual de reprovados nesse teste é de mais ou menos 98% do total, que é a porcentagem da Seleção Negativa. Sendo que a Seleção positiva é cerca de 2%.
Para tanto linfócito rejeitado num espaço tão pequeno só poderia existir estruturas que fizessem a limpeza do local. É através da fagocitose que os restos apoptóticos (daqueles que foram rejeitados...) são recolhidos, deixando o espaço limpinho para que mais seleções sejam feitas pelo Timo.
Obrigada! ^^
caramba, muito bom, me ajudou compreender de modo simples e fácil algo que eu estava quebrando a cabeça ._.
ResponderExcluirótimo texto, abraço
Obrigado pela partilha
ResponderExcluir