domingo, 20 de março de 2011

Antígenos, Imunógenos e Aptenos

O sistema imunológico é caracterizado às vezes erroneamente como um sistema de proteção. Isso porque ele nem sempre vai agir dessa forma, uma das provas disso são as doenças auto-imunes. Então podemos dizer que o sistema Imune é um sistema de reconhecimento, afinal é ele quem vai determinar o que pertence ao nosso corpo, ou seja é SELF, e consequentemente não induzir respostas imunológicas (isso em condições normais) e também vai o que é NO-SELF,  apesar que isso nem sempre é possível.
Quando uma substância invade o nosso corpo e tem a capacidade de induzir uma resposta imunológica, ele é chamado de Imunógeno.
Se essa substância é capaz de se ligar a um dos componentes do sistema imune, ele é considerado um Antígeno.
Então, podemos afirmar que todo imunógeno é um antígeno, mas nem todo antígeno é um imunógeno. Afinal, se o imunógeno é capaz de provocar uma resposta imunológica, implica dizer que ele foi reconhecido, isso significa que o epítopo dele foi compatível com o parátopo de algum componente do sistema Imune. Sendo que epítopo é a parte do antígeno que pode ser reconhecida pelas nossas células de defesa, agindo como uma chave para uma fechadura (parátopo).

Já o Apteno difere desses outros pois, por ele apresentar um baixo peso molecular, ele é incapaz de provocar uma resposta imunológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário