O sistema ABO é muito importante tanto para a transfusão, quanto no estudo da imunologia por ele ser o mais imunogênico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produção de anticorpos, seguido pelo sistema Rh.
Os antígenos deste sistema estão presentes na maioria dos tecidos do organismo. Existem os tipos sanguíneos A, B, O, e AB, além de outro diferenciador que é o Rh.
Um fato bem interessante é que, por a pessoa ser AB e possuir os dois antígenos, ele não produz as aglutininas anti-A e anti-B, sendo assim ela é Receptora Universal da transfusão. Já o O por não ter nenhum antígeno, na transfusão o receptor não produzirá nenhum anticorpo, concluindo assim que ele é o Doador Universal.
Para saber qual o grupo sanguíneo que pertencemos é necessário fazer um pequeno teste. O qual consiste na mistura do sangue com soros anti-A e anti-B.
Se a partir do momento em que o soro for colocado no sangue houver aglutinação, que nada mais é do que a ligação do anticorpo com o antígeno, é porque existe aquele antígeno (pode ser A, B ou AB), mas se não houver aglutinação é ZERO (ou O).
Então: