O sistema imunológico tem como uma das principais funções a produção de proteínas especiais que tem papel fundamental na imunidade e proteção contra uma substância estranha, estas também são chamadas de anticorpos. Eles são como os policiais de plantão, sempre alerta para nos proteger.
Esses anticorpos são uma das classes de proteínas das imunglobulinas. Afinal as imunoglobulinas podem se diferenciar em dois tipos: ele pode ser secretado atuando como uma opsonina no sangue (anticorpos); e pode estar ligada à membrana de células T atuando como receptor de células B. sendo que essas duas diferenciações vão agir no reconhecimento de antígenos. Compondo assim, o ponto chave da resposta adaptativa.
As duas características principais das imunoglobulinas são especificidade e atividade biológica, pois elas possuem uma região completamente específica para determinados epítopos (dos antígenos), os quais vão se ligar e desencadear sua outra característica: neutralização, imobilização e aglutinação. Dessa forma se faz necessário sua grande diversidade, podendo assim, reconhecer e reagir com os vários invasores de plantão.
Relembrando: epítopo é a parte do antígeno capaz de se ligar ao parátopo do anticorpo, como se fosse chave e fechadura, o que explica a especificidade dos anticorpos.